domingo, 19 de fevereiro de 2012

Deus criou o universo? Parte IV



Antes do Início...

Observando a natureza, vemos que tudo é regido por trabalho. Na física, o trabalho é possibilitado pela energia. A energia é, pois, indispensável não somente para a existência da vida através da evolução química, mas também para a formação de toda a matéria do universo. Voltando no tempo, vemos que existe um momento em que toda a matéria do universo estará condensada em um único ponto. Mas, segundo a física einsteiniana, a matéria é formada através de vibrações de energia. Sendo assim, existia algo antes do Big Bang que deu início a todo o processo de formação de matéria: energia. Mas que tipo de energia? Segundo Lavoisier, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Existem muitas formas de energia no universo. Se levarmos em consideração o apotegma citado, podemos supor que todas elas sejam oriundas de uma forma de energia primitiva, primordial que estava presente no universo muito antes de sua existência.
Pense bem. Quando uma fruta está suspensa em um galho a certa distância do solo, ela adquire energia potencial gravitacional. Ao cair, essa energia, aos poucos, é convertida em energia cinética. Ao final, a energia potencial gravitacional inicial e a energia cinética final são iguais. Sendo assim, podemos supor que o somatório de toda a energia presente no universo é igual à energia primordial.

O Surgimento da Vida

A química moderna propõe uma resposta a uma das grandes questões da história da humanidade: como surgiu a vida? Por muito tempo, acreditou-se que a vida era originada de matéria não-viva (vide Abiogênese). Depois, tal teoria, através de experimentos, foi refutada e a teoria da Biogênese, que prega que a vida é originada de formas de vida pré-existentes, tornou-se a mais aceita no meio científico. Mas, segundo a química moderna, a vida pode ter de fato surgido através de uma evolução dos elementos químicos encontrados na Terra primitiva. E para que tal processo fosse possibilitado de ocorrer, era necessário a presença de energia.

Os seres vivos não temos diferenças acentuadas no que tange à composição química em relação à matéria inanimada. Podemos dizer que o que nos diferencia, nós seres humanos, de uma pedra é a nossa consciência e dos demais animais, o raciocínio.

Ao serem indagados, muitos dirão que a consciência é apenas impulsos elétricos e que o raciocínio é resultado da evolução que a raça humana sofreu durante milhões de anos. Contudo, sabe-se que a evolução é uma readaptação às diferentes condições ambientais. Por esse ponto, vemos que é ilógico pensar que somos racionais simplesmente por sermos mais evoluídos, porquanto o que faz o raciocínio ter mais valia para nós do que para os outros animais?

Muitos podem não aceitar, mas é notável que o raciocínio, a inteligência e todas as faculdades mentais não surgiram espontaneamente, mas foram concebidas por uma mente superior.

A Inteligência na Natureza...

Se você visse um robô altamente avançado, certamente pensaria “Esse robô só pode ter sido projetado por uma mente muito inteligente”. Observando a complexidade da natureza, entende-se a mesma não nasceu randomicamente, mas que ela é fruto de um projeto. Existiu, pois, antes de sua existência, um projetista.

O Espírito

Segundo a filosofia, o espírito é o conjunto das leis físicas que regem nosso sistema nervoso. Sabemos que toda a nossa mente é movida por impulsos elétricos. Por comparação, inferimos que o espírito é energia.

O Que ou Quem é Deus?

Toda obra tem autor. Se a natureza é um projeto inteligente, existiu um projetista. Por mais que a natureza trabalhe sozinha através de leis, entende-se que as leis foras concebidas por uma mente superior.
Segundo as Escrituras, Deus é espírito. Como foi dito, espírito é energia; logo, Deus é energia. Sendo assim, Deus não poderia ter sido criado. Mas, poderia ele estar sujeito às forças fundamentais da natureza? Na prática, toda a energia que entra em um buraco-negro, por exemplo, é expelida na forma de radiação. Mas, como poderia um criador ser submisso à sua criação? Certamente há uma resposta que ainda está distante; mas há uma resposta.

E certamente o único modo pelo qual O alcançamos é a fé.

E a Resposta...

Por mais que o homem estude e compreenda o universo, a brevidade da vida nos impossibilita enxergar nas entrelinhas. E na vida, a base de tudo é a fé, pois não existem verdades absolutas nem mentiras que durem 100 anos.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêemHebreus 11:1

O fato é que Deus não se encaixa nas lacunas das teorias científicas. Deus é o somatório de tudo que existe. É a fonte da vida e seu projetista. Se alguém me perguntar se Deus existe, a resposta é simples: sim. E por que eu acredito em Deus? Pelo simples fato de existir a vida.

17 comentários:

  1. Maravilhoso pelo lado religioso , porem e Deus quem criou ?? onde estava antes de criar a TERRA??
    e porque criou um ser para depois castiga lo e destruílo ??
    vc acredita em Deus ....
    então acredita em homem feito de barro ??
    EM PLENO SECULO 21 .....VAI ESTUDAR ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo, você nem leu o post inteiro. Se esqueceu que eu concluí que Deus é o somatório de toda a energia presente no universo? E se esqueceu que energia não é criada nem destruída? Vá estudar que é o melhor que você faz.

      Excluir
    2. É impressionante a ignorância dos pseudos estudiosos, o cara nem leu o post, se leu não entendeu e ainda tem a coragem de falar para o Rodolpho estudar, brincadeira! Esses sãos os típicos pensadores que acredita apenas no que é real para o senso geral, as massas. Certamente o camarada teria acreditado que a terra é o centro do universo, só porque a maioria dos eruditos da época acreditavam nisso, indo contra todas as evidencias tão constantemente demonstrada, a moda agora é que não existe Deus e é o que a maioria acredita mesmo com tanta evidencia de projetos inteligentes tantos que os homens sempre estão copiando.

      Excluir
  2. Certo EU acredito no que diz o pôster mais não acredito em mais nada as leis de amor dadas por cristo são seguidas por Deus ele criou o mundo pra mostra seu poder e agora são bilhões de pessoas sofrendo, não o mundo não tem capacidade pra alimentar, vesti e habita desse número de criaturas, Certo foi o pecado da descendência que provocou isso, Mais por que Deus não interferiu quando viu que o projeto estava ficando fora de controle , e tudo estava virando zona veja o apocalipse já aconteceu pras pessoas que foram torturadas e mortas na idade media pelos seres humanos que morreram em um navio negreiro porões com seres humanos pra serem escravos não existe felicidade pra todas,nem mesmo no dito céu como vai ser milhões de pessoas, vivendo pré-historicamente sem roupa trabalho já somos milhões inocentes, apesar que desejo justiça humana divina e outras para os culpados, meus adversários mais existem pessoas inocentes os próprios cristãos evangélicos já são milhões e foram milhões todos os dias pessoas morem o céu vai ser mais ou menos uma zona por que biblicamente quem consegui luta o bom combate vai, para o novo Éden, que vai está super lotado espero que me responda não quero abala sua fé mais eu já me cansei de seguir as regras da bíblia só me dei mal agora eu escrevo o meu destino; seu poste ficou muito bom eu gostei até da foto do bebê obrigada viu, vou esta sempre lendo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a maior virtude de quem crê de verdade na palavra de Deus é a paciência. Sem paciência não há como alcançar o esperado porque o tempo de Deus é diferente do nosso. Então, nem sempre aquilo que desejamos vai acontecer na hora que queremos. Eu, por exemplo, estou a três anos tentando entrar na faculdade. Sempre pedi a Deus para ele me abençoar. E só neste ano de 2012 consegui passar em 2º lugar no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Então, a base de tudo é a fé. Espere e você verá.

      Outra coisa, não é por ser Deus que o Senhor é responsável por resolver as questões humanas. O mal se propagou não por negligência de Deus, mas pelo erro do homem.

      Excluir
    2. Você ou o blog tem twitter ou facebook obrigada mais uma vez pela sinceridade.

      Excluir
    3. Sim. Vou te passar o meu msn caso você queira me dar alguma dica de postagem e conversar:
      rodolfo_cp2@hotmail.com
      E se você quiser falar comigo pelo facebook, é só pesquisar Rodolfo R. da Silva e clicar no desenho de um olho em preto e branco. Ok?
      Abraço.

      Excluir
  3. Cheguei a esse blog direcionado por um link colocado numa resposta do Yahoo Respostas. Confesso que cheguei meio receoso, pensando assim; "Ah, deve ser só mais um religioso com discursos religiosos e bíblicos querendo provar que Deus existe pelas palavras da Bíblia". Mas confesso também que me surpreendi ao terminar a leitura do post, pois eu sempre acreditei em Deus desta forma que vc acredita, como uma consciência superior, como o princípio do qual emana todas as coisas que existem. Acho bacana existir mais pessoas que pensam como eu penso. Pois penso que o Deus bíblico já não é mais o suficiente para mentes que querem conhecer a verdade por detrás da verdade. Existe um princípio que rege todas as coisas, mas ele é muito mais complexo do que o Deus Jeová bíblico. O princípio universal pode ser explicado racionalmente, já o Jeová da Bíblia na minha opinião é historinha pra boi dormir.

    Assino embaixo tudo o que vc disse no seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito tanto no Deus bíblico quanto na "Consciência Superior" que você acredita. A bíblia é um livro muuuito antigo e usa uma linguagem também muito antiga, na maioria das vezes parábolas e não ao pé da letra.

      Excluir
    2. Olha, eu acho que a descrição de Deus feita pela Bíblia (mais precisamente pelo Velho Testamento)é a mais próxima da que eu mentalizo, só que ela peca ao mostrar um Deus mais humano do que espiritual, entende? Mas, Jesus veio ao mundo para revelar O SENHOR:
      "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." João 1:18

      Excluir
    3. Não vejo tamanha complexidade em Deus, não em relação a seu poder, esse sim é complexo demais, não em relação a sua inteligência que também é complexa demais, mas com relação aos tratos de Deus, estou falando do Todo Poderoso, Jeová, com o homem, não vejo complexidade nenhuma, e se Deus lhe parece mais humano, será que é porque nós fomos feito a sua imagem e semelhança?
      O Deus do post acima a energia consciente que criou todas as coisas, é Jeová, a bíblia simplesmente ensina o que Ele requer do homem, o que me parece muito simples.

      Excluir
  4. Rodolpho Como os Multiverso funcionam de forma CÍCLICA; se originaram de Universos ANTERIORES; e estão subordinados ao TEMPO; não há necessidade de Deuses que só existe nas mitologias religiosas.

    No PARADOXO sobre se a energia estaria FORA do “Creador” ou seria o PRÓPRIO Creador?

    Caso TODA energia/matéria do Multiverso, ou “Universo-bolha” se encontrasse no “Creador”, a matéria seria Deus, e a “Creação” deixa de ser um ato Intencional para se reduzir a uma exteriorização, pois o “Criador” apenas retiraria a energia de onde ela já se encontraria.

    Nas duas possibilidades o Deus bíblico não seria o CREADOR primordial do Universo, até porque, no passado o Deus YHWH era é só um Deus tribal que foi elevado à condição de Deus supremo. Como Deus seria puro “Espírito”, e a matéria bariônica só é fabricada pelo mundo material.

    O “Creador” bíblico não criou nada, TUDO já existia, ainda que sobre alguma outra forma.

    E o conceito atual de “Deus” precisa ser revisto, pois o “Deus das lacunas” e das mitologias religiosas é pequeno demais para ser o Creador de Universos infinitos, gigantescos, e ainda em construção.
    Lisandro Hubris

    ResponderExcluir
  5. Existem pessoas que preferem arranjar mil teorias e explicações naturalistas do que admitir uma consciência inteligente nos detalhes do Universo. Talvez a despeito do Deus bíblico, do qual fizeram uma má imagem, muitos ficam cegos para a verdade.
    Essas teorias de multiplos Universos, são circulares e ignoram a origem. Sempre existiu algo, transcendente ao tempo e a matéria. Tudo vir do nada é fora da lógica. Tudo teve uma origem de existência, e essa razão maior é Deus, para todos os efeitos.
    (M.observador)

    ResponderExcluir
  6. È o texto me surpreendeu,muito bom,bem elaborado e consegue acompanhar o raciocínio do leitor,Deus é energia,muito interessante....tem bastante coisas que fazem sentido,mas tem muitas que vc não pode provar e eu não posso refutar......Na verdade seu texto me fez acreditar mais em uma teoria que sempre gostei:Vida alienígena....já leu eram os Deuses Astronautas?hehe,não considere o que falo sempre como seriedade.....
    Mantenho minha posição,não considero a existência da vida mais impressionante do que acontece no interior de um buraco negro,ou a existência de anti-matéria.... mas admito que vc tem bons pontos.....
    O Ateu(Duff)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu te surpreendi positivamente. Eu sei que tudo isso é apenas hipótese, mas me dá força saber que tudo isso é lúcido uma vez que é baseado em raciocínio lógico e conhecimentos científicos. Mas, se Deus quiser, quando eu terminar a faculdade de Ciência da Computação, poderei me dedicar mais ao estudo da física de modo que eu possa usá-la para confirmar o que eu já sei: Deus existe.
      E quanto à teoria dos Deuses Astronautas, eu já li a respeito.

      Excluir
    2. Cara, também gostei muito do material, obrigado por dar a sua opinião. Mais provas do que ele já deu com relação a sua existência, físico, químico, biólogo, geólogo ou psicólogo nenhum fará melhor, as pessoas são obstinadas e só acreditam no que querem.

      Excluir
  7. Eu acho triste esses posts. Deus deu livre arbítrio. Ele não é culpado...nós somos. Ele diz: nao matai...mas parece q fala pras paredes.

    ResponderExcluir